Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Os 10 melhores desenhos animados

Na descrição do blog disse que falaria sobre cinema. Sempre adorei cinema. Houve uma época que era a minha única diversão. Com o advento do vídeo-cassete e seus sucedâneos, além de outros fatores, assisti muito mais filmes em casa do que na "sala escura".
Em homenagem aos meus filhos, decidi começar pelos filmes de animação. Listei os meus 10 desenhos favoritos. Para que a lista não ficasse interminável e só contendo clássicos, usei como data limite para desenho mais antigo, o ano de nascimento do meu filho mais velho, 1994. É claro que não assisti todos os longa-metragens de animação lançados nesse período. Portanto a lista é dos favoritos dentre os muitos que assisti. Excluí da lista aqueles que não eram totalmente apropriados para crianças, seja pelo conteúdo ou pela dificuldade de compreensão.
Quem tiver curiosidade veja a lista da Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_animated_feature-length_films
Vamos lá para a lista dos 10, em ordem de ano de lançamento:
  • - "O Rei Leão" – 1994 (Estados Unidos) – na minha opinião, o último dos grandes desenhos musicais. A cena do estouro da manada é inesquecível. 
  • - "Toy Story" – 1995 (Estados Unidos) – o primeiro filme totalmente digital comercialmente importante. A história do cinema mudou a partir dele.
  • - "FormiguinhaZ" – 1998 (Estados Unidos) – um filme muito inteligente, que permite a apreciação de adultos e crianças em vários níveis. No mesmo ano, foi lançado "Vida de Inseto" que é um filme mais engraçadinho, mais apropriado para as crianças, mas que não é original porque recria a história dos "Sete Samurais" de Kurosawa.
  • - "A Fuga das Galinhas" – 2000 (Reino Unido) – contradizendo o que falei acima, este está na lista apesar de ser baseado em um filme ("Fugindo do Inferno", com Steve MacQueen, que por sua vez foi baseada numa história verídica). Mas neste caso, a qualidade do filme, feito com a técnica stop-motion (com massinhas) e o humor tipicamente britânico, foram um marco da animação.
  • - "Monstros S.A." – 2001 (Estados Unidos) – é difícil falar deste filme sem me emocionar. Sei que não é dos mais populares, mas é o MEU desenho favorito entre todos os que assisti na minha vida. A história, extremamente original dos monstros tentando ajudar a menininha, narrada de uma maneira leve, bem humorada, ágil e sem tensões exageradas, me marcou.
  • - "Madagascar" – 2005 (Estados Unidos) – simplesmente uma das comédias mais engraçadas que conheço (seja animação ou não). Não é piegas, mas também não é apelativo como vários outros.
  • - "Por Água Abaixo" – 2006 (Reino Unido/Estados Unidos) – este não fez muito sucesso, mesmo assim tem qualidades inegáveis. Foi realizado por computador pela mesma equipe que fez a "Fuga das Galinhas". A experiência deles em stop-motion, dá profundidade e textura visuais únicas. Mas isso é só a técnica, o roteiro é cheio de referências para o público adulto, sem tirar nem um pouco do interesse para as crianças. Além disso, quem conhece Londres achará super interessante a riqueza de detalhes sobre a vida britânica.
  • - "Ratatouille" – 2007 (Estados Unidos) – é apaixonante a história, pouco óbvia de mais uma história de ratinhos. Desta vez o rato tem uma comunicação não verbal com os humanos, porém com sinergia e envolvimento. O final também é pouco obvio. Além disso, a reconstituição de Paris vale por si só assistir o filme.
  • - "Wall-e" – 2008 (Estados Unidos) – o filme é claramente dividido em duas partes. Enquanto a primeira é bastante filosófica, lembrando muito os grandes filmes de ficção científica dos anos 60, e agrada em cheio o público adulto que gosta desse tipo de filme. Os primeiros 30 minutos de filme são dignos de um Stanley Kubrik, Steven Spilberg ou George Lucas (que já fizeram ou produziram animação, mas sem essa simplicidade de comunicação). Depois, na segunda parte a qualidade cai um pouco, mas para as crianças é bem mais interessante.
  • - "Up" – 2009 (Estados Unidos) – nos desenhos, os valores da amizade são um lugar comum. Só que desta vez o herói da história é um velinho. Pelo que me lembro é o primeiro filme de animação em que a velhice é tratada com essa ternura e, por alguns momentos, quando narra a história do Sr. Fredricksen e sua esposa, crueza.
Filmes fora da lista dos 10 melhores, mas que merecem uma menção honrosa, por razões bem pessoais:
  • - "Buzz Lightyear do Comando Estelar" – 2000 (Estados Unidos) – animação em 2D, que só saiu em vídeo. Só está aqui pela seguinte frase que o Buzz fala no filme e que eu, por um bom tempo, tinha escrito no meu material de trabalho: "O procedimento é o que nos salva das forças malignas do caos".
  • - "Tigrão – o filme" – 2000 (Estados Unidos/Japão) – esse musical que é uma graça, também só saiu em vídeo. Lembro da minha filha pequena, TODOS OS DIAS pedindo para assistir. Sei a trilha sonora de cor.
  • - "Coraline" – 2009 (Estados Unidos) – esse stop-motion é uma adaptação do livro homônimo. Ele segue uma tradição, relativamente recente, de animações sombrias com um clima de "terror", como "A Casa Monstro" e "A Noiva Cadáver". Todos muito bons, mas um pouco assustadores para boa parte das crianças.
  • - "Meu Malvado Favorito" – 2010 (Estados Unidos) – o filme é delicioso e todos os pais deveriam ser obrigados a assistir com suas filhas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário