Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Ceticismo saudável

Em 2007 postei num site o comentário, com o nome de "ceticismo saudável", sobre a possível viagem da frota imperial chinesa às Américas no ano de 1421, viajando pelo Atlântico. A origem dessa história é o livro "1421 – O ano em que a China descobriu o Mundo", de Gavin Menzies (para quem é mais interessado veja o site oficial do autor: http://www.gavinmenzies.net/index.asp). Nele Menzies usa como argumento mapas (que eu anda não tinha visto na época.
Naquela época tinha lido recentemente o livro "When China Ruled The Seas", de Louise Levathes (infelizmente não publicado em Português). No livro, que focava a impressionante história de Zheng He, o escravo eunuco e muçulmano que acabou chefiando a frota imperial chinesa. Nesse livro havia a imagem de algumas cartas de navegação chinesas da época. Não eram nada parecidos com os mapas europeus da mesma época. Eram mapas costeiros, que eram bem apropriados para o tipo de navegação de cabotagem que os chineses costumavam fazer. Seus navios também não eram apropriados para longas viagens em mar aberto, eram grandes (pelo menos alguns deles), lentos e pesados. Além disso, a tripulação era enorme e, somado à lentidão da frota, seria preciso uma enorme quantidade de provisões para sustentá-la em uma viagem tão longa. Para se ter uma idéia, a primeira viagem de Colombo, com embarcações bem mais rápidas, durou 5 semanas.

Voltando ao post original:
"Pesquisei, mas não encontrei muitas informações sobre o mapa. Há algumas referências de que os chineses, talvez tenham chegado à costa americana do Pacífico. Porém é muito improvável que tenham chegado à América pelo Atlântico. Além disso. É só analisar os relatos das viagens de Zheng He para concluir que não haveria tempo hábil para que ele pudesse fazer viagens tão longas com o tamanho da frota que possuía e tendo que parar longos meses nos portos para negociar mercadorias. Além disso, as viagens de Zheng He foram exaustivamente planejadas. Ele não foi a nenhum lugar que não tivesse informações detalhadas do que iria encontrar. Por outro lado se houver provas sólidas dessas viagens. Gostaria de ter mais informações. No momento, mantenho o meu ceticismo saudável."

Continuo cético.

Nenhum comentário :

Postar um comentário