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sábado, 20 de julho de 2013

Quanto custa para implantar (construir) um posto de combustíveis (gasolina)?

Uma resposta objetiva, com um dimensionamento básico, com valores em dinheiro para você pensar e avaliar.

1 Vale à pena construir um posto?

Muitas vezes a pessoa olha o tamanho da empresa e o potencial de faturamento aparente dela e acha que poderá ficar rico. Um posto de combustíveis é um negócio como qualquer outro, alguns podem ganhar um bom dinheiro enquanto outros não resistem poucos meses. Uma questão fundamental para quem quer abrir qualquer negócio é saber quanto custa para entrar nesse negócio. E é disso que eu vou tratar aqui.
Primeiramente quero deixar claro que aqui eu não represento nenhuma empresa, quer seja ela um posto, construtora, despachante, distribuidora, refinaria ou qualquer outro que possa querer o seu dinheiro de alguma forma. Escrevo porque gosto de dividir o meu conhecimento. O blog não é patrocinado! Além disso, nenhum dado sigiloso está sendo divulgado. Todos os valores foram retirados de sites públicos na internet. Eu somente usei do meu conhecimento e experiência para compilar os dados e fazer os cálculos.
Outra coisa importante, só estarei falando dos custos de construção do posto. A compra ou locação do terreno e os custos de operação não serão tratados neste post. Também não estou tratando de compra de um posto já pronto e operando. Nesse caso os valores variam muito em função do ponto comercial e outros aspectos.
Obs.: criei (dia 06/09/2013) um outro post com orientações sobre como escolher a melhor localização para o seu posto.
Obs.: criei (dia 11/10/2013) um outro post com orientações sobre como estimar os custos de operação do posto de combustíveis


2 Uma estimativa inicial.

Pesquisando na internet (veja fontes lá em baixo), verifiquei que o custo estimado é, para postos urbanos, US$200 mil e para rodoviários US$500 mil. Nunca menos do que R$600 mil.


3 Qual o tamanho de um posto de combustíveis?

Em geral considera-se que um posto urbano, para atender automóveis, deva ter um mínimo de 900 a 1.000m². Já um posto rodoviário médio tem de 5.000 a 7.000m².


4 O que é um posto médio?

A tabela abaixo veio do Anuário do SINDICOM. Um “posto médio” brasileiro vende 173.200 litros de combustíveis por mês. Vou fazer duas simplificações: a primeira é a retirada do GNV do cálculo, já que somente a sua implantação custa cerca de R$500 mil e a grande maioria dos postos não comercializa o produto. A segunda simplificação é a não diferenciação entre postos rodoviários e urbanos, já que a estatística não mostra. A diferença básica entre os dois é que os rodoviários vendem bem mais diesel enquanto os urbanos vendem mais gasolina. Assim, o “posto médio” deste estudo será um posto urbano com 1.000m² de área e vendendo 170 mil litros (170m³) de combustíveis líquidos por mês.
 
Postos de Combustíveis no Brasil
Baseado no Anuário do SINDICON - 2013

5 Como é layout de um posto?

Basicamente um posto de abastecimento deve ter um tanque (ou compartimento de tanque) para abastecer cada produto e uma bomba, conectada a esses tanques, com pelo menos um bico para cada produto. Porém o nosso posto tem que ser um posto que segue toda a legislação vigente, além do bom-senso do operador.

Posto de Combustíveis Desenho

Ocorre que por força da legislação, ou razões de ordem prática, muitos outros itens são necessários. Existe a legislação básica nacional, na parte ambiental regida pelo CONAMA e na área de comercialização regida pela ANP. Também existem várias exigências estaduais e municipais. Não cabe aqui discorrer sobre todas.
 
Como funciona um Posto de Combustíveis
Infográfico publicado originalmente na revista MUNDO ESTRANHO de maio/2007.
A primeira exigência é que os tanques de combustíveis sejam subterrâneos, de dupla camada, a interna de aço e a externa de fibra de vidro (em alguns lugares a resina da fibra de vidro tem que ser especial). Entre as duas camadas deve haver um espaço para instalação de equipamentos de detecção de vazamentos. Os tanques também devem ter um bocal para visita e outro para enchimento. Ambos devem ter um compartimento de contenção para evitar vazamentos para o solo. As tampas de acesso aos tanques devem ficar numa área concretada. Sob as bombas também deve haver uma bacia contentora para evitar vazamentos.
A pista de abastecimento, área onde ficam as bombas, deve ser pavimentada com concreto impermeável para evitar contaminação do solo. Todo o entorno da pista deve ter uma canaleta impermeável ligada a uma caixa separadora de água e óleo. A pista também deve ser coberta. Considerando-se que deve haver fácil circulação de veículos, não pode haver paredes na pista, assim a estrutura da cobertura deve ser resistente a ventos. Como também, obviamente, não combustível.
A ANP exige a colocação de um painel de preços, em local bem visível, de 1,80x0,95m.
Outras exigências legais são quanto às tubulações de combustível, que devem ser fabricadas e montadas de modo a evitarem explosões, vazamentos e corrosão. Também é preciso uma tubulação de “respiro” dos vapores, com válvulas retentoras. Os eletrodutos e fios devem ser todos a prova de explosão.
Na área de meio-ambiente também é necessária a instalação de poços de monitoramento para verificação de possíveis contaminações no solo e no lençol freático.
Além dessas exigências legais, outros itens surgem: um escritório para administração, uma sala de vendas de produtos como lubrificantes e/ou uma loja de conveniências, um pequeno estoque para lubrificantes e outros produtos (que é claro não podem ficar juntos com alimentos). Você pode também pensar numa troca de óleo e talvez até numa lavagem. Esses dois últimos devem constar no licenciamento ambiental. Em alguns casos, a colocação de lavagem é bastante complicada devido à legislação.
Atualmente a automação do posto é quase uma obrigação. Controle de estoques, de vendas e de possíveis vazamentos, num posto moderno, são todos feitos por sistemas eletrônicos.


6 Passos para construir um posto

Só para não nos esquecermos de nada:
  • Obtenção do terreno
  • Obtenção das licenças para a construção. Cheguei a ler que “um posto de combustível pode precisar de 120 licenças”. Não sei se são tantas, mas sei que são muitas.
  • Elaboração dos projetos (arquitetônico, de instalações do sistema de abastecimento subterrâneo, hidrossanitário, elétrico, estrutural, de drenagem, etc.)
  • Terraplenagem do terreno. Como esse item é muito variável, e o terreno para viabilizar comercialmente um posto tem que ser o mais plano possível, considerei que o “nosso” terreno já é plano.
  • Construção do posto, com todas as aquisições de equipamentos e execução de serviços de instalação.
  • Licenciamentos para a operação.

Para executar tudo isso, dependendo do estado ou do município, pode levar até 2 anos. Você tem que estar preparado.


7 A lista dos Equipamentos

Os equipamentos considerados são todos novos e sem uso. Você até pode comprar uma bomba reformada (o que para um posto novo não faz muito sentido), já os tanques devem ser obrigatoriamente novos por força da legislação.
O tipo e a quantidade dos equipamentos dependem muito da estrutura que você vai ter no seu posto. A seguir vou colocar uma lista dos itens principais, para depois dimensioná-los:

  • Tanques subterrâneos para armazenar combustíveis
  • Bombas de combustíveis
  • Filtros de combustível
  • Calibrador de pneus
  • Compressores de ar
  • Equipamentos de lubrificação e troca de óleo
  • Elevadores hidráulicos (ou elétricos)
  • Máquinas para lavagens de veículos
  • Caixas Separadoras de Água e Óleo

8 O dimensionamento dos equipamentos

O dimensionamento do equipamento varia caso a caso. Depende de vários fatores como o tamanho do posto, o volume de vendas, o tipo de público que atende, o espaço para formação de filas, a distância do centro distribuidor até o posto, o nível de atendimento durante o abastecimento (verificação de óleo, água e outras cortesias), prática de preço e meios de pagamento, etc.
Por isso temos que voltar ao nosso “posto médio”, que vende diesel, gasolina e etanol. Aqui temos mais uma questão. Existem vários tipos de diesel e de gasolina. Para simplificar, e seguir a hipótese de um posto urbano, vamos dizer que o posto vende: diesel, gasolina comum, gasolina aditivada e etanol. Para mantermos a proporção dos produtos, vamos dizer que o posto venderá 65m³ de diesel, 45m³ de gasolina comum, 40m³ de gasolina aditivada e 20m³ de etanol. Num mês de 30 dias ele venderá 2,2m³ de diesel, 1,5m³ de gasolina comum, 1,3m³ de gasolina aditivada e 0,7m³ de etanol a cada dia.
TANQUES: De posse dos volumes diários, para dimensionarmos os tanques, temos que saber a distância que o centro distribuidor fica do posto. Se ele fica muito longe ou o acesso ao posto é muito difícil, é bom manter estoques altos. Já no caso do posto ficar próximo ao centro distribuidor, ele pode se dar ao luxo de manter estoques baixos. Nesse exemplo, vou supor um prazo de reposição de estoque a cada 6 dias, assim o posto fará 5 reabastecimentos por mês. Assim teremos os volumes necessários de cada tanque dividindo o volume mensal por 5 reposições. Porém, as normas atuais só permitem tanques de no mínimo 10 m³, então veja a tabela abaixo:

Tanques para postos de combustíveis

Como os tanques, em geral, são fabricados com compartimentos de 15 ou 10m³, optarei por 1 tanque de 15m³ para o diesel e 1 tanque de 30³ tricompartimentado para os demais produtos.
BOMBAS: os tipos de bombas são bem mais variados do que os tipos de tanque. Vamos focar naquela fabricadas para postos urbanos que nós vemos pela cidade. A escolha da bomba, como já disse, depende do número de produtos que o posto vende, do volume que se vende, do espaço físico disponível e da velocidade que se quer dar ao abastecimento. Abaixo vai uma tabela BEM simplificada (mas que não é uma regra de cálculo, é só uma sugestão).

Produtividade bombas de gasolina

O posto do nosso exemplo vende 4 produtos. A área disponível não é muito grande, mas também não é um posto de tamanho exíguo, que exigiria um projeto especial. Também não venderá um volume muito elevado de nenhum produto específico. Pela minha experiência, acho que o ideal seria quatro bombas duplas (a distribuição delas depende muito do layout do posto). Vamos verificar: uma bomba dupla teria uma produtividade de 25m³ por produto, assim teríamos um bico de bomba para o etanol (dá e sobra) e outro para o diesel. Como temos uma venda elevada de diesel (uma configuração incomum para um posto urbano pequeno), vamos colocar uma bomba exclusiva para ele, então são mais dois bicos. Vamos deixar as outras duas bombas para as gasolinas, cada bomba com dois produtos. Veja o resumo:

Dimensionamento bombas de gasolina

FILTRO DE COMBUSTÍVEL: o filtro de gasolina é pouco usado atualmente, já o de diesel é quase uma exigência do consumidor. Existem basicamente dois tipos de filtros de diesel: um que só tira a água presente no tanque e o outro que também filtra as impurezas. Vamos usar o mais completo.
CALIBRADOR DE PNEUS: a calibragem de pneus é uma cortesia obrigatória no posto. Vamos prever um calibrador e, obviamente, um compressor.
TROCA DE ÓLEO: vamos prever uma pequena troca de óleo no posto. Além do kit de equipamentos de lubrificação e troca de óleo, vamos prever um elevador elétrico, que é menos eficiente que o hidráulico, e dá mais manutenção, mas que atende bem a demanda.
LAVAGEM: não vamos prever lavagem de veículos no posto.
CAIXA SEPARADORA DE ÁGUA E ÓLEO (CSAO): é um equipamento obrigatório. Como não teremos lavagem, vamos prever um modelo de tamanho médio, pré-fabricado, embora alguns municípios não aceitem esse modelo.


9 Edificações, pavimentações, imagem e outros itens

Fiz um dimensionamento básico das áreas do posto.

Produtividade bombas de gasolina

IMAGEM: um item fundamental no seu posto. É ela que vai dar identidade ao seu negócio. Quanto mais visível ao longe para quem vem de carro, tanto melhor. Uma imagem de bom gosto, com uma manutenção caprichada diz muito sobre o posto para o consumidor. Os itens de imagem básicos são: o totem (aquele “pirulito” que ostenta a marca do seu posto), as testeiras (as chapas que envolvem a cobertura das bombas e do prédio), elementos de identificação dos produtos e as placas de preço. Esse item pode variar enormemente de preços, mas um descuido na imagem pode colocar o seu negócio por água abaixo. Vou determinar uma verba média para o valor da imagem.
Não esqueça também que você vai ter que pagar pelos projetos, por uma subestação elétrica de pequeno porte, pelos licenciamentos e pelos itens ambientais (já falamos da CSAO, mas tem também os poços de monitoramento e as válvulas de vapor).

10 Resumo 

Resumindo tudo o que falei:


11 Considerações finais

Vamos retomar os valores da nossa “estimativa inicial”, de postos urbanos valendo US$200 mil (hoje R$448 mil) e nunca menos R$600 mil. Esses números, para mim, são claramente conservadores. Um posto com infraestrutura tão barata, dificilmente venderia mais de 100m³/mês. É um posto considerado pequeno, portanto com retorno menor.
Espero que este post tenha sido útil. A minha intenção foi dar subsídios a decisões de negócios.


12 FONTES:

- Como Abrir um Posto Petrobras: http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA09_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/segmentos+de+atuacao/rede+de+postos+petrobras/apresentacao/como+abrir+um+posto+petrobras
- Dicas de empresas comerciais na área de consultoria para postos:
http://www.infopostos.com.br/como-montar-posto-de-gasolina/
http://www.portaldepostos.com.br/paginas/gest.materia5.html
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-posto-de-gasolina/
http://www.igf.com.br/aprende/novonegocio/Neg_Resp.aspx?id=96
http://www.netposto.com.br/
http://www.vaicomtudo.com/como-abrir-posto-de-gasolina.html
http://www.engetecno.com.br/port/proj.php?projeto=posto-de-combustivel-4-bombas
http://como-abrir-o-seu-negocio.blogspot.com.br/2011/08/como-abrir-montar-um-posto-de.html
http://postosdegasolina.blog.terra.com.br/
- SEBRAE:
http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=1334&%5E%5E
http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/299263699DF2A13103256E5B0045C7BF/$File/NT000020CE.pdf
- Fornecedores de equipamentos:
http://www.gilbarco.com/br/
http://www.dresserwayne.com.br/‎
http://www.netposto.com.br/
http://www.brasilpostos.com.br/site/
http://www.acasadoelevadorautomotivo.com.br/como_montar_um_posto_de_combustivel_42.html
http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/tag/posto-de-combustivel/
http://www.realsysten.com.br/index.php?_path=automacao_postos
- Listas de discussões e blogs:
http://angelorigon.blogspot.com.br/2006/06/planilha-mostra-custo-de-posto-de.html
http://www.hardmob.com.br/dinheiro-and-negocios/480887-abrir-posto-de-combustivel.html
- Identificação das durações estimadas e praticadas durante as etapas de concepção, desenvolvimento e implantação de postos revendedores de combustíveis: http://hdl.handle.net/10183/10147
- Licenças:
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI97121-17155,00-PRECISO+DE+QUE+TIPO+DE+LICENCA+PARA+ABRIR+MEU+NEGOCIO.html
http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/Servicos/licenciamento/postos/documentos/S694.pdf
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-um-posto-de-gasolina
http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/358.pdf
- Cartilha do Posto Revendedor de Combustíveis (5ª Ed.) – ANP: http://www.anp.gov.br/?dw=3796
- Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência 2013 – SINDICOM: http://www.sindicom.com.br/#publicacoes.asp?query=anuario&targetElement=leftpart
- CUB-RS: http://www.sinduscon-rs.com.br/site/imagesdin/226_PRECOS%20E%20CUSTOS-JUL_2013.pdf

28 comentários :

  1. Muito bom este post.
    Estou interessado em entrar no ramo e este post me ajudou muito.
    Parabéns pela iniciativa e disposição do seu tempo para levar informação aos que precisam.
    abs

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  2. Gilvan, bom dia!
    Tenho um ótimo terreno no Sacomã (Rua Alencar Araripe) para venda. O terreno tem 1.249m2 e é de esquina. É simplesmente ideal para implantação de comércio e de posto de combustível. Se interessar, entre em contato comigo: carlos.incorp@gmail.com.

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  3. Ual, Parabéns pela materia, é muito boa, e ajuda muito quem vai montar um negócio como este ou até mesmo projetar!. Obrigada!! e Sucesso!!

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  4. não tem como a própria distribuidora financiar tudo isso e fazer um contrato de fidelidade ?

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  5. Com relação ao comentário anônimo, sobre se "não tem como a própria distribuidora financiar tudo isso e fazer um contrato de fidelidade?", achei importante tecer algumas considerações:
    - Sim as distribuidoras costumam financiar a construção dos postos. Também é sabido que, em média, um posto com "bandeira" de uma distribuidora vende 20% a mais do que um posto sem bandeira (bandeira branca).
    - Uma coisa que tem que ficar claro é que, embora não siga as normas da "Lei das Franquias" (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8955.htm), um posto "embandeirado" é como se fosse uma franquia. Ou seja, para usar todos os benefícios de estar resguardado por uma distribuidora, o operador do posto tem que dar contrapartidas.
    - O contrato de fidelidade é uma contrapartida mínima, já que a legislação proíbe a compra de combustíveis de uma distribuidora diferente da bandeira ostentada no posto (o posto é fechado pela ANP nesse caso). Assim os contratos exigem volumes mínimos de aquisição de combustíveis e lubrificantes, além de um prazo mínimo para retorno do investimento. Em grande parte dos casos, assinar contrato de uso de marca com uma distribuidora é vantajoso para um operador, mas isso não pode ser tomado como verdade absoluta.
    - Um erro comum de um candidato a operador inexperiente é ver essa possibilidade de contar com a distribuidora para construir o seu posto. Na verdade, as distribuidoras, para o caso de operadores "novatos", mais exige do que dá. Ou seja, ela quer que primeiro o operador demonstre a sua capacidade empresarial através da construção de um posto, quase que somente com recursos próprios, e dá alguns equipamentos comodatados, além de ajuda na concepção do projeto do posto. As modalidades de financiamento total da construção do posto por parte da distribuidora, via de regra, só serve para operadores experientes e que demonstraram competência passada.
    - A última consideração é que, mesmo quando a distribuidora financia totalmente a construção do posto, a aquisição do combustível não entra nesses valores. Quer dizer, se você comprar uma carga de combustíveis, ou você paga antes de receber (pagamento antecipado), ou tem que ter crédito junto à distribuidora. E qualquer um sabe que para comprar a crédito tem que oferecer garantias, da mesma forma que tirar um empréstimo bancário. Para entender melhor esse último item, recomendo ler o post: http://poucodemorais.blogspot.com.br/2013/10/quanto-custo-operar-um-posto-de.html

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  6. Útil, mas orçamentos são muito específicos.. Quem estiver interessado, tem esse escritório de arquitetura, eles são especializados em projetos de postos de combustível:

    https://www.facebook.com/mbpostos

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  7. Sou arquiteto e estou projetando um Posto de gasolina, já vinha pesquisando muito, mas esse post me ajudou bastante. Obrigado por explicar de uma forma tão simples.

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  8. Diego, eu é que agradeço o seu comentário. Acho que conhecimento deve ser compartilhado. Não dependo dos meus conhecimentos em construção de postos para o meu sustento, assim tive o maior prazer em dividir, gratuitamente, o pouco que sei.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Prezado Alan Oliver, obrigado por acessar o meu blog. Será um prazer esclarecer quais os pontos deste post que não condizem com a realidade.

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  11. Parabéns pelo Artigo. Demonstra grande conhecimento na área. Gostaria de pedir autorização para publicá-lo em nosso Portal - www.brasilpostos.com.br pois nossa audiência tem muitas dúvidas sobre o tema. Em caso positivo faremos a citação da fonte e do autor. Deste já agradeço. Editor Brasil Postos

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  12. Prezado Renato da Silveira, conheço o portal de vocês e respeito o trabalho feito nele. Agradeço os elogios que você fez, isso muito me lisonja e me mostra que o meu blog está sendo útil. Era tudo o que eu queria.
    Quanto a autorização para publicar o meu artigo, considerando o fato de que o portal de vocês tem fins comerciais, serei obrigado a declinar. Embora não faça objeção que seja colocado o link para o post.
    Conto com a compreensão de vocês, mas o meu blog é totalmente não patrocinado.

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  13. Caro Demorais, tenho em minha cidade um terreno bem localizado proprio para montar um posto de combustivel, gostaria de saber mais ou menos quanto eu gastaria para montar um posto pequeno é claro, com as seguinte medidas: tres bombas duplas, com tres tanque de 15000m³ cada, cobertura de pista +/- 150m², "piso"patio de abastecimento +/- 400m², e instalaçoes: entre escritorio, conveniencia, estoque, e troca de oleo, mais elevador +/- 250m²
    Hoje eu gataria mais ou menos quanto para essa instalaçao?

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  14. Prezado anônimo do dia 24/julho, não costumo fazer isso, mas gostei do desafio. O que eu fiz foi simplesmente multiplicar os valores que você forneceu com os preços unitários da tabela resumo do item 10. Considerando que já se passou um ano, reajustei em 10%. O resultado foi R$ 975.291,90. É claro que esse valor é uma aproximação muito superficial. Só serve para você usar como base para um início de decisão de investimento.

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  15. Caro Morais,

    Seria muito importante disponibilizar aos leitores desse artigo o site www.postoavenda.com. Recebi deles uma consultoria muito profissional para construir meu posto de gasolina. São especialistas que atuam no mercado de combustíveis a mais de 22 anos. Considero uma referência importante para a matéria do seu blog.
    A página específica deles para montar um posto é: http://postoavenda.com/postos/como-abrir-ou-montar-um-posto-de-gasolina/

    Grata pela atenção,
    Ines Saboya

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  16. Estou com dois terreno de esquina somando juntos soma 741 metro q seria um tamanho para abrir um posto

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  17. parabéns amigo,dominou bem o tema,trabalho a doze anos licenciando e construindo postos e seus tópicos foram bem elaborados,alguns ajustes e você seria um ótimo profissional em montagem e instalação. se precisar de algum auxilio acesse monteseuposto.blogspot.com.br e lhe ajudarei em qualquer dúvida.um toque legal seria ler a resolução CONAMA 273,lá tem muitas informações que podem te ajudar a otimizar(se ainda for possível) mais ainda o seu blog.

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  18. Prezado Ednaldo Duarte, muito obrigado pela visita e pelas palavras. Dei uma olhada no seu blog e gostei bastante.
    Aqui a minha intenção foi só repartir um pouco do meu conhecimento. Sei que a tendência é ficar desatualizado, mas a semente foi plantada.
    Muito obrigado. Sucesso

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  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  20. Opa, sem dúvida que posto de gasolina é um excelente negócio. Em Brasília ninguém vende. Bom, pelo que pesquisei um posto de gasolina só começa a dar lucro a partir de 90 mil litros de combustíveis vendidos por mês. Recomendo que leiam as dicas de alguns especialistas em www.postoavenda.com.

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  21. O comentário de Denise amstrong do dia 28/01/2015 foi removido porque era um spam.

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  22. Prezado Anônimo do dia 08/02/2015, obrigado pela visita ao meu blog. Não me importo que você faça propaganda de seu site na minha página, embora eu não tenha nenhuma intenção de ganhar dinheiro com ela. O que eu fiquei chateado foi com a maneira que você abordou o assunto. Dizer que "posto de gasolina é um excelente negócio" e que "em Brasília ninguém vende", pode levar as pessoas que leem o post a terem uma noção equivocada sobre como funciona o mercado.
    Vamos esclarecer algumas coisas: Brasília é um mercado altamente concentrado, onde poucos proprietários operam a maioria dos postos. Esse é um dos fatores porque “ninguém vende”. É também uma cidade onde a localização dos postos segue um zoneamento rígido. Onde a renda per capita é muito alta e grande parte das pessoas só se locomovem de carro. A cidade foi planejada para se andar de carro. Dessa forma, generalizar o mercado brasileiro tomando como exemplo apenas Brasília (mesmo considerando todo o Distrito Federal) leva a grandes distorções. Basta ver a tabela no item 4 do post.
    Sobre a frase “posto de gasolina é um excelente negócio”, é uma típica frase de vendedor. Sim, posto de gasolina pode ser um excelente negócio. Poucos setores da economia, especialmente no comércio, cresceram tanto nos últimos 15 anos no Brasil. Isso tudo veio na esteira da estabilidade econômica, do estímulo à produção automobilística, do aumento absurdo do volume de fretes rodoviários consequentes ao aumento da produção de comodities agrícolas, e do congelamento de preços dos combustíveis nos últimos 3 ou 4 anos. Nesse período, muitos operadores de postos multiplicaram várias vezes o seu patrimônio. Mas, alerto que mesmo nesse período de pujança alguns revendedores tradicionais faliram e perderam tudo o que tinham. Assim como alguns revendedores novos também não tiveram sucesso, mesmo com “dicas de especialistas” (as vezes esses também erram, como qualquer pessoa). As razões do insucesso são aquelas tradicionais: falta de planejamento do negócio; erro na estimativa das vendas e dos custos; operadores deslumbrados com o volume de dinheiro que circula no posto, embora com margens não tão grande assim (ou seja, eles esquecem que no fim do mês têm que pagar as contas); etc. De qualquer forma, falar dos sucessos e fracassos ocorridos é olhar para o passado.
    Então vamos olhar para o futuro. O fato do mercado de combustíveis ter crescido tanto atrelado ao aumento da frota nacional, faz pensar se é vantajoso abrir um posto num momento em que a indústria automobilística está estagnada. Hoje se vê um processo de concentração de propriedade de postos, onde grandes redes fazem ofertas diárias para postos com apenas uma unidade. É claro que mesmo nesse universo oligopolista, há espaço para postos fora de rede (com ou sem bandeira de distribuidora), mas, em geral, é um mercado para peixes graúdos. Em países da Europa, nos EUA e no Japão, o número de postos vem caído ao longo do tempo. Isso devido à especulação imobiliária, à rigidez da legislação ambiental e mesmo ao declínio da “cultura da gasolina”. É comum nesses países que a venda de combustíveis seja só mais um produto do negócio, a loja de conveniências pode dar mais lucro lá. Mesmo no Brasil, apesar do faturamento com o combustível ser muito maior do que as conveniências agregadas, é comum que mais de 25% do lucro bruto venha das conveniências. Outra coisa que tem que ser bem pesada é a duração do negócio. Um posto de combustíveis, pelo seu alto investimento inicial, pode levar alguns anos para dar retorno. Então é bom pensar como será o mercado daqui a 20 anos. E não se esqueçam que o local onde operou um posto pode levar alguns anos para ser liberado para outro tipo de construção caso seja detectado algum tipo de dano ambiental.
    (FIM DA PRIMEIRA PARTE DO COMENTÁRIO)

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  23. Então eu faço a pergunta para vocês que não têm experiência no ramo. Será que vale a pena investir um enorme capital num mercado que está em vias de saturação? Será que você não tem uma ideia empreendedora melhor que pode ter mais sucesso e muito mais retorno? Eu não tenho respostas, mas sei que nos próximos 20 anos muitos operadores terão muito sucesso, mas outro não. Isso faz parte do capitalismo: o risco e a remuneração do risco.
    Para finalizar eu recomendo que vocês se informem o máximo que puderem, mesmo com especialistas pagos. Só evitem cair no “canto das sereias”.

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  24. Sem dúvida é um excelente investimento. Melhor ouvirem de um especialista > http://postosavenda.com/comprar-posto-de-gasolina-um-bom-negocio-investimento/

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  25. Bom dia, parabéns pelo texto, foi de suma importância para mim, pois estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a viabilidade de implementar um posto de combustíveis na minha região. Gostaria de saber se existe alguma literatura ou livros que falem especificamente sobre postos de combustíveis.
    Obrigado

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  26. Prezado Anônimo do dia 22/março, obrigado pela visita. Primeiro quero falar sobre a bibliografia. Há cerca de 12 anos, quando iniciei a pesquisa sobre o assunto, eu sei que não havia quase nada. De lá para cá vi pouca coisa, a maioria do que eu pesquisei está disponível nas referências este e dos outros posts que fiz sobre o assunto. Mas talvez você mesmo possa descobrir coisas novas. Nesse caso, seria um enorme prazer se você divulgasse essa bibliografia nos comentários do meu blog.
    Na verdade, eu acredito que é assim que se faz a bibliografia, eu pesquiso um pouco e divulgo, você pesquisa um pouco e divulga, e assim por diante. Fico muito feliz quando vejo que a pesquisa e a inovação não para, quer seja no assunto tratado neste post ou sobre qualquer assunto. Ficar só repetindo o que os outros disseram só faz repetir os mesmos erros. Parabéns pela sua iniciativa!

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  27. Se precisarem de montar um posto me procurem posso ajudar 38-9931-5441 atendemos território nacional
    Fazemos todos os serviços desde projetos e licenças a montagem de tudo com preços ótimos
    Grato

    Kleber
    TECH POSTOS

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  28. Item Descrição und Qtde Vlr Unit Vlr total

    1 Serviços preliminares un 1,00 350,00 350,00
    2 Instalação de tanque 30m³ Bi partido un 2,00 6.000,00 12.000,00
    3 Instalação de tanque 30m³ Pleno un 1,00 5.000,00 5.000,00
    4 Instalação de bomba comercial duplas un 4,00 2.500,00 10.000,00
    5 Instalação de Rede de respiros dos un 4,00 500,00 2.000,00
    6 Instalação de filtro prensa un 2,00 2.500,00 5.000,00
    7 Instalação de elétrica, lógica e monitoramento na área de SASC un 1,00 9.800,00 9.800,00
    8 Instalação de Caixa S.A.O un 2,00 2.000,00 4.000,00
    9 Instalação de válvula anti-transbordamento un 5,00 800,00 4.000,00
    10 Teste de estanqueidade un 1,00 3.600,00 3.600,00
    11 Fornecimento de Tanque 30 m³ Bi partido Petrotanque un 2,00 29.070,00 58.140,00
    12 Fornecimento de Tanque 30 m³ pleno Petrotanque un 1,00 23.544,00 23.544,00
    13 Fornecimento de Bombas duplas Wayne un 4,00 16.000,00 64.000,00
    14 Fornecimento de Came Calçada un 5,00 970,00 4.850,00
    15 Fornecimento de material Ecológico para S un 1,00 47.000,00 47.000,00
    16 Fornecimento de ma elet Quadro especial un 1,00 8.760,00 8.760,00
    17 Fornecimento de Filtro un 1,00 10.000,00 10.000,00
    18 Fornecimento de Filtro desidratador un 2,00 5.300,00 10.600,00
    19 Fornecimento material galvanizado para un 1,00 7.250,00 7.250,00
    20 Fornecimento de Maquinas de escavação un 1,00 9.700,00 9.700,00
    21 Fornecimento de Pó de pedra un 1,00 14.600,00 14.600,00
    22 Confecção de Alvenaria pronta com l Mts 85,00 1.250,00 106.250,00
    23 Confecção de agua fluvial na area de SASC un 1,00 4.000,00 4.000,00
    24 Confecção de concreto aproximadamente Mts 320,00 170,00 54.400,00
    25 Confecção de redes de agua e esgoto e sumidouro e fossa séptica un 1,00 12.000,00 12.000,00
    26 Confecção de cobertura 4 pilares e forro de PVC 17x17 pintada mts 289,00 245,00 70.805,00
    27 Bloquete sextavado 8cm instalado sem areia para forração Mts 800,00 73,00 58.400,00
    28 Automaçãode Bombas VBC com identiifity un 1,00 16.900,00 16.900,00
    29 Monitoramento de tanques e Medição volumétrica un 1,00 24.800,00 24.800,00
    30 Materiais de Contrução areia,brita,cimento,tubos de agua e etc un 1,00 16.500,00 16.500,00
    31 Prejetos Arquitetonico, Ambiental, Eletrico, Estrutural,Bombeiro e Hidro un 1,00 18.000,00 18.000,00
    32 Fretes dos materiais un 1,00 18.000,00 18.000,00
    33 Iluminação da testeira com letra caixa especial un 1,00 13.680,00 13.680,00
    34 Totem Iluminado com montagem un 1,00 14.590,00 14.590,00
    35 Placa de preços iluminada com montagem un 1,00 6.890,00 6.890,00
    36 Iluminação da cobertura com Luminarias em LED para forro de Pvc un 1,00 9.000,00 9.000,00
    TOTAL 758.409,00
    DESCONTO
    TOTAL DA OBRA R$ 758.409,00

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