Páginas

Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 9 de julho de 2011

O que é ser um bom filho? ou Como ser um bom filho?

Este post é uma compilação de opiniões e dicas sobre como ser um bom filho.

1 - O que é ser um bom filho?

Família
Meus pais e eu.
Estou lendo um livro sobre a peste negra na Europa do século XIV e me deparei com um trecho que dizia que, num determinado momento, “os filhos não realizavam as últimas obrigações para com seus pais”. Essa frase me lembrou muito uma situação que vivi na última semana e que foi bem emblemática. Dessa forma perguntei a alguém: o que é ser um bom filho? A resposta foi que nós estamos preparados, ou a vida nos ensina ou nos cobra, para sermos bons pais, mas ninguém é preparado para ser bom filho.

Pensei bastante nisso. Na natureza a procriação é essencial. Estamos preparados, biologicamente para sermos pais, nem todos têm sucesso nessa empreitada, mas o crescimento da humanidade é um indicativo de sucesso. Por outro lado, em termos morais e éticos, isso nem sempre é verdade. De qualquer forma, todos somos filhos. Alguns não conheceram os seus pais e na verdade, especialmente em períodos de guerras, grande é o número de pessoas que não puderam conviver com os seus. Outros se lamentam por ter convivido com os seus pais, e acham que seria melhor nem tê-los conhecido.
Para algumas sociedades, especialmente as patriarcais, os filhos são uma espécie de plano de previdência dos pais. Tendo que sustentá-los na velhice. Para a nossa tradição judaico-cristã, é importante “honrar os pais” no sentido de reverenciar e respeitar às suas decisões, estando elas certas ou não, pois Deus proveu os pais de sabedoria para tomar essas decisões. Como não tenho certeza de nada disso, resolvi colocar a pergunta “o que é ser um bom filho?” nos sites de busca e colhi algumas informações que selecionei abaixo. Escolhi só aquelas que diziam o que é “ser” um bom filho e não aquelas que diziam como “tornar ou fazer” o seu filho bom. (Alterei a redação de alguns para melhorar a clareza e procurei evitar o excesso de repetição).

2 - Como ser um bom filho (a compilação de dicas)

 
• Segundo meu pai (com quem não me dou muito bem); eu sou um bom filho, pois não mato não roubo, nem uso Drogas. Segundo minha mãe (com quem me desentendo certas vezes); eu sou ótimo, pois dou amor e carinho a ela, e sou obediente (mas tenho um irmão mais velho que; não é assim).
• Bom filho, creio que todos são. Pois nenhum pediu para nascer.
Quem viu o filme "Guess Who Is Coming To Dinner"? [Não sei o título em português, mas a tradução literal é: "Adivinhe Quem Vem Para Jantar?"]. O grande ator Sidney Portier, com todo amor e firmeza, disse ao pai: -"Pai, eu o amo, o senhor é meu pai. Eu sou seu filho. Mas eu não lhe devo, absolutamente, nada. O senhor me trouxe a este mundo. O senhor diz que como carteiro, carregou um saco nas costas, 75 mil milhas, em sua vida de trabalho.
Respeito e admiro porem: O senhor, não fez mais do que a sua obrigação".
• Somente um jovem de muito boa índole, muito forte capacidade monitora, para vencer na vida, se cresceu num lar em fragmentos.
• Um bom filho é aquele que demonstra amor que recebeu. A compaixão da qual viu o exemplo.
• Senso de dignidade que compartilhou com os pais.
• Um bom filho? Tratar de entender os pais. Pois esses viveram outra época. Época sem a pressão de hoje, mas "quando os filhos faziam o que os pais queriam" que fizessem. Os velhos cresceram num mundo onde tudo era feio. Quando os jovens saiam de casa, somente para casar. Um bom filho trata de entender os pais. Não é fácil. O melhor que um bom filho, adulto, pode fazer é: Viver independente dos pais e ajudá-los quando puder.
• Para mim um bom filho nada tem a ver com as escolhas de vida que você faz, se tem o emprego que seus pais sonham, etc. Ser um bom filho é respeitar sempre seus pais. Podemos ter nossos desentendimentos, nossos choques, mas deve haver sempre respeito. Existem filhos não obedientes, que continuam sendo bons filhos. Porque por vezes os pais querem que os filhos façam coisas que não estão certas, entende? Os pais são de outra geração e cometem erros. Podem querer que façamos uma coisa, mas não significa que é o certo. É aquilo que eles pensam que é certo... Por isso o obedecer é muito relativo. Já não roubar, matar e usar drogas tem mais a ver com ser uma pessoa que respeita os outros, que tem princípios, pode ter uma boa educação, mas não significa também que se seja um bom filho. Se ele não rouba, mas mente e fica falando mal do pai, então não é um bom filho. Acho que ser um bom filho tem mais a ver com respeito e amor que há com os pais. Mesmo que a relação seja distante, porque há pessoas que são assim, pode sempre haver amor nas ações, mesmo que não seja muito óbvio. Tudo sendo feito com boas intenções e carinho.
• É alguém que se preocupa em dizer pra mãe: Mãe, como você esta? Você esta bem? O quê você tem feito? Você esta bem de saúde? Tem saído com seus amigos? Com quem a gente pode se abrir porque vê q ele se incomoda em saber. Um bom filho que não repete o ano, quer estudar, fazer faculdade, trabalhar, tudo isso.
• Um bom filho é aquele que segue os mandamentos da igreja.
• Eu sou uma boa filha, obediente, e não faço nada sem autorização deles.
• Primeiro de tudo é o respeito, obediência, compreender que os conselhos que os pais dão são sempre para o bem deles. Ser companheira e não abandonar os pais, na hora que eles mais precisam que é na velhice. Eles fazem tudo pelos os filhos, e quantos depois viram as costas para os pais e acham que estão velhos e o abandonam em asilos, coisa que se ele (filho) precisar dos pais eles estão sempre de braços abertos.
• Um bom filho é aquela pessoa que os pais tem orgulho dele é aquela pessoa de caráter...responsável....educado....amor… justo....é aquele que reconhece que somos seres humanos e sabe que todos nos temos defeito e possui a virtude de compreender ou de aceitar e concerta seu erro....enfim esse seria um bom filho.
• Aquele que honra Pai e Mãe! Aquele que honra nome e sobrenome. Aquele que mesmo dando muito trabalho e quando as pessoas dizem para interná-los em um asilo você contraria a todos e os leva para sua casa onde o carinho e atenção serão constantes e servirão de bálsamo para suas enfermidades, tornando seus últimos dias mais dignos.
• Para mim,um bom filho é aquele que respeita seu pais em todos os sentidos,é trabalhador,respeita e ama as pessoas como a si mesma.
• Um bom filho ,é aquele quando criança,obedece e curte seus pais.Na adolescência,é aquele que apesar da rebeldia,escuta seus pais , quando adultos,respeitam e admiram seus pais e cuidam deles, e na velhice,pensam com carinho e saudade de seus pais.
• Acho que é aquele que respeita os pais (não anulando suas opiniões). Aquele que estuda (dando valor ao dinheiro que é aplicado). Aquele que ajude (seja a ajuda na lida da casa, como numa palavra de conforto...). Aquele que não tem vergonha dos pais (quando isso eu já vi e muito, e nem estou falando dos filhos que jogam os pais em um asilo e os esquecem lá). Aqueles que sabem dar valor (a todo o trabalho que eles tiveram no começo da vida a dois, dos planos para ter filhos e das coisas que abriram mão, para que isso pudesse ser realizado). E por ai vai...
• Perto da fonte inesgotável de carinho que brota do coração materno, os filhos estão todo o tempo "correndo atrás do prejuízo", se sentindo em débito, a conta sempre no vermelho. Para aliviar esse sentimento, queremos lembrar a todos os filhos que suas mães são, antes de tudo, filhas. É verdade, não se lembraram disso, filhos em conflito? O tipo de filhos que somos é inexoravelmente ditado pelo modelo que nos passaram nossos pais, eles próprios como filhos. Há exceções, mas a regra é esta. E assim continua, de geração a geração. A Sagrada Escritura lembra que honrar pai e mãe "apaga uma multidão de pecados". O que significa honrar? Não é só amar, no sentido de acarinhar; transcende isso. Pressupõe obedecer, respeitar, cuidar, acolher, e manter, se necessário.
 1-ser colaborador em casa
 2-ter limites
 3-conhecer seus direitos e obrigações
 4-assumir a responsabilidade de qualquer ato que tome
 5-entender que a única obrigação dos pais é a de educá-lo
 6-saber que está sendo educado para viver plenamente seus sonhos com seu próprio esforço
• Para os outros eu não sei mais para mim ser bom filho é respeitar os pais acima de tudo, tem filho que acha que é o bam bam bam que sabe tudo, é esperto, esse sim é o verdadeiro jumento que só vai se ferrar na vida, seu pai tem experiência adquirida muitas vezes com muito sofrimento e quer poupar o filho de passar o mesmo, mais o cabeçudo que não vê vai se ferrar com certeza.
• Em minha opinião e alguém presente, amoroso e com cuidado de fazer suas escolhas de vida (sua opções),para que não traga sofrimento futuros á ele e à sua família; porque afinal quem ama protege os seus de sofrimentos...nada de exigências, além do quê é o mínimo o básico.
• Muitas características não são unânimes, por isso, conhecer bem aos seus pais é realmente muito importante. Adotar sempre o diálogo, não ter pressa para amadurecer, nunca dispensar conselhos e acima de tudo conseguir reconhecer que seus pais são os únicos amigos que nunca irão te abandonar. Reconhecer que não são perfeitos, saber lidar com pessoas que inconscientemente se esforçam para minar nossa frágil paciência, e, aprender que pra eles segurança, só a um metro dos olhos.
• Um bom filho é aquele que:
- Ama e obedece aos pais;
- Segue os conselhos do pai de da mãe;
- Tira boas notas na escola;
- Dá orgulho aos pais;
- Nunca precisa ficar de castigo para aprender o que é certo e o que é errado;
- Não se mete em problemas como drogas, roubos e gravidez fora de hora;
- Se forma numa faculdade;
- Se casa com uma pessoa que valha a pena (no sentido de essa pessoa ser do bem e não ser um vagabundo(a) que não tem onde cair morto.;
- Mesmo depois de casado, ainda cuida dos pais e não os coloca em asilo de velhos.
• Ser bom filho, pra mim, passa pelo "sacrifício" de ser bom aprendiz. Se o que é ensinado, absorvido, repassado ou selecionado, irá fazer parte da minha melhor formação como pessoa, certamente, não estarei desapontando meus pais.
• Ser paciente, ser amável, e ser amado...
• Obedecer à mãe e o pai, estudar, ajudar nas tarefas de casa, respeitar os mais velhos, não se meter em camaradagem que não presta, não usar drogas.
• É estar sempre presente quando eles precisarem, é dar carinho sem ter vergonha disso, é dar o dobro de amor que eles dedicaram a você uma vida inteira...
• Nunca peça nada aos seus pais principalmente se for caro não faça sua mãe de empregada, pois ela não pediu essa vida ajude em alguma coisa na casa.
• Antes de mais nada ter respeito, consideração e principalmente AMOR, o resto é conseqüência!!!
• Ouvindo seus pais, obedecendo na mesma hora que mandam, fazendo gentilezas por conta própria. Assim já é perfeito.
• Use o bom senso!!! Seja honesto. Não seja agressivo. Ame seus pais. Respeite-os. Não responda mal mesmo que eles estiverem errados. Seja compreensivo, tolerante. Colabore com os afazeres domésticos. E seja grato por tudo.
• É fácil ser um bom filho ajude a mamãe seja educado durma na hora que ela mandar, e outras coisas, não brigue com irmãos.
• Seja pro seus pais com você gostaria que seu filho fosse pra ti.
• Entendendo acima de tudo que você e seus pais são pessoas diferentes...Amor sem respeito, não tem como...Os dois andam juntos...Respeite sempre seus pais, e não se esqueça...de respeitar a si próprio...
• Seja bom aos seus pais ex: tente ajudar um pouquinho sua mãe todos os dia( arrumar a cama,tirar pó e etc...) tente não perturbar muito o seu pai e lembre-se que o seus pai sempre serão seu melhores amigos é claro honre seu pai e sua mãe.
• Obedecer, respeitar, participar, amar, conviver, colaborar, ajudar. E se você tem essa preocupação, é porque já deve ser um bom filho, e por isso tudo na sua vida vai bem!
• Escutar, o que seu pai fala,as vezes,não tem nexo,mais no futuro,você percebe,que ele tem razão.
• Dicas para ser um bom filho(a):
* Durma no horário de sempre. Mudar de horário "bagunça" o organismo, prejudicando o sono e a saúde;
* Coma alimentos saudáveis e energéticos para ter "pique" na prática de qualquer atividade física;
* Pratique atividades físicas. Caminhe, corra, pedale, ande de skate, pratique le parkour, enfim, queime calorias;
* Arrume seu quarto, suas coisas e, se sua mãe lhe pedir ajuda nas tarefas domésticas, então ajude-a;
* Obedeça e respeite seus pais, pois quando você tiver filhos poderá passar por situações mais estressantes do que seus pais passam por sua causa;
* Tenha paciência com seus pais, pois eles te aguentam há bastante tempo;
* Com licença, por favor, obrigada - seja educado sempre que possível;
* Esforce-se muito nos estudos. Assim, você prepara-se para seu futuro profissional;
* Tenha paciência com aqueles que sabem menos do que você;
* Reze para manter sua alma tranquila e livre de todo e qualquer mal;
* Sorria, dias tristes certamente virão, mas nada que o bom humor não supere;
* Ajude quem realmente precisa;
Por fim,
* Siga todas esses conselhos e estará no rumo certo.
Mas lembre-se: se conselho fosse bom ninguém dava, e sim vendia.
PS: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
• Ser um bom filho, na verdade, depende de viver bem a sua própria vida. Vida feliz, pais felizes. Vida triste, pais tristes. (matemática simples)

3 - Minha Análise

As opiniões vêm de várias idades e é interessante ver a diferença daqueles que já têm filhos.
Acho que nunca fui um bom filho, mas espero estar colaborando para que outros sejam.

4 - Para ser justo, coloco abaixo as fontes de pesquisa:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080303112354AA0dDyz
http://www.negociosdefamilia.com.br/2010/05/o-que-e-ser-um-bom-filho.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071102072113AApRXic
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081229105943AAxhalD
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110116192246AAJSoaY
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20101218131608AA6z6hG
http://bahbby.skyrock.com/2565820525-Dicas-para-ser-um-bom-filho-a.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_Mandamentos
http://www.tanto.com.br/nicolasbehr-eunasci.htm
http://www.gotquestions.org/portugues/honrar-pai-mae.html
http://supermacaco.wordpress.com/page/2/

Nenhum comentário :

Postar um comentário