Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

O "Complexo do Cachorro Vira-Lata", uma visão positiva.

Sindrome do Cachorro Vira-Lata
Eu tinha 17 anos e viajava de carro com a família pela Argentina e Uruguai. Na sala de espera da recepção de um hotel de Montevidéu, folhava um jornal local (“El Pais”) e me espantei quando vi que tinha uma seção só de notícias da Argentina e outra com notícias do Brasil. Não sei se ainda é assim, mas, na época já tinha viajado bastante pelo Brasil e nunca tinha visto num jornal daqui seções sobre um país específico, muito menos latino-americano. 
Muitos anos mais tarde, conversei sobre esse assunto com um colega uruguaio, radicado desde o tempo da faculdade no Brasil. comentei sobre o assunto. Na orgulhosa interpretação dele, o povo uruguaio, sendo mais culto e alfabetizado (no que ele tem razão), se interessava mais sobre os assuntos do mundo. Pensei bastante nisso e a minha interpretação é um tanto diferente. 
Quanto mais estamos fora do foco dos acontecimentos, mais nós sabemos do que acontece nos locais centrais, e menos os grandes centros sabem sobre a nossa realidade. E isso vale para a relação entre o Acre e São Paulo, Brasil e Estados Unidos ou Uruguai e Brasil. Mas também vale para alguma pessoa famosa do seu bairro e você. Todos devem se lembrar de alguma situação constrangedora em que você conhece a pessoa e quando a encontra ela não se lembra de você. Isso mexe com os nossos brios, da mesma forma quando um “gringo” diz que a capital do Brasil é Buenos Aires. 
Por outro lado, quando algum brasileiro vence em algum esporte ou tem algum destaque positivo na mídia internacional, nos enchemos de orgulho. Queremos e precisamos desse reconhecimento. Por toda a minha vida tenho esperado e torcido por um Oscar ou um Prêmio Nobel para um brasileiro. Sim, confesso que também sofro (um pouco) com essa baixa autoestima nacional. Isso que vem sendo chamado de “complexo de vira-lata”. 
Sou de uma geração que ouviu falar muito de Nelson Rodrigues . Mas, já tinha visto várias peças de sua autoria, além de ver filmes e especiais de TV baseados na sua obra, quando ouvi pela primeira vez a tal expressão: complexo de vira-lata. Acho que a expressão resume bem como nos sentimos com relação aos outros povos. Como sempre esperamos o reconhecimento do outro para, só assim, nos sentirmos competentes e capazes. Estamos sempre monitorando as notícias sobre o Brasil que saem na imprensa internacional. Morremos de vergonha quando um brasileiro “dá uma de esperto” no exterior e isso se torna público. Será que isso é tão importante assim? Será que todo o brasileiro lá fora nos representa, para o bem ou para o mal? 
Não é que eu defenda o isolacionismo cultural, do tipo “eu me basto”. Para mim, a verdade sempre tem mais de um lado. Se conhecermos as versões de todos os lados, podemos ser mais justos no julgamento. Se é que precisemos fazer algum julgamento. Assim, se acompanharmos o que a mídia internacional fala sobre nós e a posição dela sobre os acontecimentos que nos afetam, podemos formar melhor uma opinião. Com menos probabilidade de sermos “contaminados” por opiniões parciais ao extremo. Também acho fundamental tentarmos compreender a realidade dos outros povos. E falo de todos os povos, não só os polos econômico-culturais, mas os países periféricos também. Além disso, quanto mais íntimos nos tornamos dos outros, mais difícil de existirem ódios gratuitos. 
Me convenci dessa necessidade de procurar sempre o outro lado, quando estava lendo um livro sobre a Guerra do Paraguai. Decidi dar uma conferida em algumas informações na Wikipédia e, para o meu espanto, havia uma série de diferenças entre a versão em Espanhol (onde é chamada de Guerra de la Triple Alianza) e a em Português. Procurei alguns blogs paraguaios e lá vi “outra” guerra. Não estou dizendo que eles têm ou não razão. Só repito que a verdade tem mais de um lado. 

Mas a falta de identidade nacional, se é que isso realmente é necessário, é outra característica marcante no complexo de vira-lata. Por exemplo, eu sempre considerei o Brasil um país ocidental, não só geograficamente, por óbvio, mas, principalmente, no aspecto cultural. Porém, há pouco li o livro “Civilizaçao: Ocidente X Oriente”, do britânico Niall Ferguson. Nele o autor considera que a América Latina não pertence à cultura ocidental (apesar de Espanha e Portugal pertencerem), porque os seus países não seguem uma das 5 principais características dessa cultura que é o amplo direito à propriedade (sendo permitido apenas à uma elite) e a consequente representação política que dela advém. Inicialmente fiquei chocado, mas aí pensei: é tão importante assim ser ocidental (isso admitindo que Ferguson tenha razão)? Qual é a vantagem disso? Acho que cada povo tem as suas peculiaridades. Assim como cada pessoa também tem. Se as pessoas se sentem bem, vivem bem, isso é o que importa. É isso que temos que almejar.

Pode parecer um contrassenso, mas fui buscar a opinião de estrangeiros. Acompanho (pra não dizer que sigo) alguns blogs de estrangeiros que vivem ou viveram no Brasil. Iniciei isso para treinar outras línguas. Em alguns desses blogs, encontrei os argumentos finais para este post. Eles seguem abaixo: 
  • Adventures of a Gringa (a tradução é minha) – site de uma nova-iorquina que viveu no Rio e agora voltou para os EUA com o marido brasileiro. Na lista da 10 coisas que os americanos não entendem sobre os brasileiros, em primeiro lugar vem: “os brasileiros são obcecados pela imagem do seu país. Todo o brasileiro que eu encontrei, inevitavelmente me pergunta, ‘O que você acha do Brasil? Você gosta daqui?’ Isso, aparentemente acontece com muitos estrangeiros. Por que vocês se importam tanto com o que nós pensamos? Vocês são como meninas adolescentes. Vocês sabem que têm um lindo, maravilhoso e incrível país. Por que vocês precisam ouvir isso de nós?”. A gringa também fala que em primeiro lugar na lista das 10 maneiras de irritar um brasileira está: “criticar o Brasil ou os brasileiros, fazendo a qualquer, mesmo que remotamente, comentário negativo sobre qualquer assunto relacionado a eles.” 
  • Japonês em Porto Alegre - Blog que trata de diversos assuntos sobre Japão e Brasil. A descoberta deste blog me inspirou a fazer este post. Conforme o próprio autor “Um dos objetivos deste blog seria passar informações mais reais aos leitores brasileiros ,comparando Brasil à Japão.”. O blog também tem uma lista de “Quais são 13 coisas no Brasil que os japoneses jamais acreditariam!?” . No blog também achei uma frase que acho que resume bem a importância de se informar sobre as outras culturas: “Talvez o ponto de vista de um estrangeiro faça você refletir mais sobre sua cultura, seu costume e seu pensamento, além de conhecer a cultura japonesa e o pensamento japonês.” 
  • (O outro) diario do Olivier ;) - blog de um jornalista francês que vive no Brasil. Ele tem um post, que já é sucesso nas redes sociais, sobre as curiosidades brasileiras. Pincei algumas dessas curiosidades que mais têm a ver com o que estou falando (o texto com o Português confuso é original): “Aqui são umas das minhas observações, as vezes um pouco exageradas, sobre o Brasil. Nada serio.” ; “Aqui no Brasil, tem uma relação ambígua e assimétrica com a América latina. A cultura do resto da América latina não entra no Brasil, mas a cultura brasileira se exporta la. Poucos são os brasileiros que conhecem artistas argentinos ou colombianos, poucos são os brasileiros que vão de ferias na América latina (a não ser Buenos Aires ou o Machu Pichu), mas eles em geral visitaram mais países europeus do que eu. O Brasil as vezes parece uma ilha gigante na América latina, embora que tenha uma fronteira com quase todos os outros países do continente.” ; “Aqui no Brasil, o brasileiros acreditam pouco no Brasil. As coisas não podem funcionar totalmente ou dar certo, porque aqui, é assim, é Brasil. Tem um sentimento geral de inferioridade que é gritante. Principalmente a respeito dos Estados Unidos. To esperando o dia quando o Brasil vai abrir seus olhos.” 
  • Rachel’s Rantings in Rio - de uma simpática americana que vive no Rio de Janeiro. A lista dela é dos dez erros que “expatriados” cometem quando se mudam para o Brasil (a tradução também é minha). Num deles ela cita: “Ser muito defensivo. É fácil se tornar estressado quando você vem para cá. Também incomoda ter brasileiros criticando abertamente seu país quando descobrem de onde você veio. Eu acho que muito disso vem do governo americano. É fácil estereotipar e/ou se estressar quando se é estereotipado. Você não pode se deixar afetar. Dessa forma você só dá razão à outra pessoa. Seja aberto e você será visto de modo diferente aqui. Seu trabalho é ser você mesmo, independente dos estereótipos criados pelos brasileiros... A não ser que você seja eu. Eu sou uma exceção à regra.” 
Lendo esses blogs me convenço cada vez mais que os estrangeiros devem ser bem-vindos no Brasil como residentes e trabalhadores. Não podemos ficar ilhados e com “medo da concorrência”. Assim como não podemos ter medo de irmos lá para fora. O mundo é cada vez mais uma “aldeia”. 
Para encerrar, quero dizer que, na minha visão, um cachorro vira-lata (alguns da nova geração chamam de rasga-saco), tem grandes qualidades. As raças caninas, em sua maioria, são produto de seleção genética artificial que visavam chegar a determinadas características físicas ou de comportamento. As variações genéticas tiveram como consequências uma série de problemas de saúde específicos de cada raça. Já os vira-latas, atualmente, na onda do politicamente correto, também chamados de SRD (Sem Raça Definida), provêm da seleção “natural”. Sendo assim muito mais resistentes a doenças. 
Deveríamos dar mais valor a nós mesmos e não nos envergonharmos em sermos cachorros vira-lata. Na verdade, essa é a nossa maior qualidade. 

Obs.: A foto acima é da Mila. Uma autêntica vira-lata de rua que foi adotada pelo anjo. Não é uma graça? 

FONTES:
LIVRO:
Civilização: Ocidente X Oriente (Título Original: Civilization: The West And The Rest); Autor: Niall Ferguson; Páginas: 432; Ano: 2012 - Editora Planeta
VIRA LATAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2011/03/tema-para-debate-a-sindrome-do-cachorro-vira-lata-3254066.html
BLOG DE ESTRANGEIROS QUE VIVEM (OU VIVERAM) NO BRASIL:
http://www.blog-vivendo-porto-alegre.info/
http://www.riogringa.com/
http://traducao-japones.blogspot.com.br/
http://olivierdobrasil.blogspot.com.br
http://myportoalegre.blogspot.com.br/
http://levandooalceparacasa.blogspot.com.br/2012/11/blogs-de-estrangeiros-sobre-o-brasil.html
http://eatrio.net/
http://rachelsrantings.com/
http://daniellebrazil.blogspot.com.br/
http://gringagoestobrazil.blogspot.com.br/
BLOG DE BRASILEIROS NO EXTERIOR:
http://noivaexpatriada.blogspot.com.br/
http://levandooalceparacasa.blogspot.com.br/
http://egitoebrasil.com/
https://expatriados.wordpress.com/
http://esposadepaquistanes.blogspot.com.br/
BLOGS E NOTÍCIAS SOBRE A VISÃO DOS ESTRANGEIROS A RESPEITO DO BRASIL:
http://cleber.net.br/node/5 
http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/09/21/veja-como-vivem-e-onde-moram-os-estrangeiros-no-brasil/
http://blog.opovo.com.br/turismoenegocios/para-turista-estrangeiro-%E2%80%9Co-melhor-do-brasil-e-o-brasileiro%E2%80%9D-diz-pesquisa/
http://versaobrasileira.blog.br/portugues/como-vivem-os-estrangeiros-brasil/
http://blogdomartins.com.br/brasil/03/05/2013/site-estrangeiro-mostra-para-o-mundo-a-violencia-do-brasil/
http://maribispo.wordpress.com/2011/04/08/o-olhar-estrangeiro-sobre-o-brasil/
http://www.flashesdeviagem.com.br/2012/08/como-o-brasil-e-o-brasileiro-e-visto.html
http://www.vistobwv.com.br/blog/industria-do-petroleo-leva-50-mil-estrangeiros-ao-brasil-em-tres-anos/
http://www.fecomercio.com.br/blog/2012/08/20/percepcao-dos-turistas-estrangeiros-com-o-brasil/
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/04/turistas-estrangeiros-listam-coisas-que-acharam-mais-curiosas-no-brasil.html
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2013/04/relato-de-um-estrangeiro-sobre-o-futebol-no-brasil-4118839.html
http://edylladamares.wordpress.com/um-olhar-estrangeiro-para-o-brasil/
http://blogdopauloschiff.wordpress.com/2012/11/15/como-o-estrangeiro-ve-o-brasil/
http://tipsplustips.blogspot.com.br/2013/04/o-brasil-visto-por-estrangeiros.html

Um comentário :

  1. Fui obrigado a encerrar o espaço para comentários neste post porque estava recebendo span através dele.

    ResponderExcluir