Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O petróleo não é só gasolina e diesel. (derivados do petróleo)

Derivados produzidos no Brasil
Mais um post na tentativa de clarear as questões sobre petróleo e gasolina.
Parece muito evidente que os derivados do petróleo não são só o diesel e a gasolina, mas é importante ter isso em mente. Quando falamos em autossuficiência, capacidade de refino, valor dos combustíveis, entre outros aspectos, temos que ter esse conhecimento.
Vamos para o início da história. Mesmo na antiguidade já se usava o betume, que é uma espécie de petróleo pesado, nas construções. No início da “indústria do petróleo” no século XIX, quando começou a exploração propriamente dita, o primeiro derivado usado em larga escala foi o querosene iluminante, para lamparinas. Os outros subprodutos eram “sobras” com pequeno ou nenhum valor comercial. Assim a tentativa era de sempre produzir o máximo de querosene com o tipo de petróleo disponível.
Sim existem vários tipos de petróleo. O petróleo é um mineral de origem orgânica que varia bastante de qualidade de acordo com a sua localização no Mundo. O petróleo produzido na Venezuela não é igual ao da Arábia Saudita que também não é igual ao do Brasil. Assim como o que é produzido no recôncavo baiano não é o mesmo que da bacia de campos. Nem mesmo dois campos vizinhos têm petróleo idêntico. E cada tipo de petróleo serve mais para a fabricação de um determinado derivado do que outro.
Simplificando, alguns são melhores para produzir, por exemplo, asfalto e outros melhores para produzir gasolina. Além disso, cada refinaria tem a sua estrutura preparada para trabalhar melhor com um ou outro tipo de petróleo. Portanto, não é tão simples trocar o tipo de petróleo fornecido como matéria-prima para uma determinada refinaria. Mesmo assim é possível fazer ajustes na produção de modo a fabricar mais um produto e menos outro, como produzir mais diesel e menos gasolina e vice-versa.
Resumindo, a qualidade do petróleo, a capacidade instalada da refinaria e os interesses comerciais é que determinam a quantidade de produção de gasolina, diesel ou qualquer outro derivado. 

Em linhas gerais os derivados do petróleo são os listados abaixo:
  •  gás de petróleo (metano, etano, propano e butano): usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos. É liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo).
  •  nafta: matéria básica da indústria petroquímica (eteno, propeno, butadieno e correntes aromáticas) e podendo ser reprocessada para produzir gasolina.
  •  gasolina: combustível de motores (para automóveis e aviões de pequeno porte).
  •  querosene: combustível para motores de jatos (QAV) e para lamparinas (iluminante).
  •  diesel: óleo combustível.
  •  óleo lubrificante: usado para produzir óleo de motor, graxa e outros lubrificantes. • óleo combustível: usado como combustível industrial.
  •  resíduos: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos. 
FONTES para se aprofundar no assunto: 
Wikipédia - Petróleo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo
LIVRO: Petróleo: do Poço ao Posto, Autor: Luiz Cláudio Cardoso, Editora: Qualitymark, Ano: 2005.
Como funciona o refino de petróleo: http://ciencia.hsw.uol.com.br/refino-de-petroleo2.htm
Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural E Biocombustíveis – ANP - 2012: http://www.anp.gov.br/?pg=62402&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1372719253230
Quantos e quais são os tipos de petróleo?:

http://www.apetro.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=89&Itemid=53

Nenhum comentário :

Postar um comentário