Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O que é preciso para ter Paz entre as pessoas?

Depois de ter falado sobre liberdade e intolerância, estava lendo “A Guerra Antes da Civilização”. O objetivo do livro é mostrar que a guerra existe desde os primórdios da Humanidade e ocorreu em praticamente todos os grupos, bandos, tribos ou civilizações conhecidas. A guerra é natural entre os homens, mesmo assim tem mais deméritos do que vantagens. Assim, deve ser desestimulada.

Já quase no final do livro encontrei um trecho que achei perfeito para ilustrar o que penso sobre a existência da paz entre os mais diversos grupos sociais. Resolvi “pinçar” algumas frases:
“O que a paz interétnica parece demandar é uma tolerância mínima e prática pelas partes distintas quanto às diferenças inofensivas entre elas: apesar de um grupo achar que só ele vive da forma correta, ele deixa o outro grupo viver do jeito irracional e errado deles.”
“A paz pode requerer que cada um cuide de seus próprios assuntos e a adoração de maneiras corretas de forma suave, mas não lavagem cerebral generalizada.”
“[...] a paz é um estado tão exigente quanto a guerra, demandando para a sua manutenção esforço econômico e até violência ocasional. A paz não é um estado inercial ou ‘natural’ sem esforço para o qual os povos e sociedades revertam na ausência de perturbação.”
Nas minhas palavras, a paz se resume em tolerância. Quando a tolerância não existe a única forma de se obter a desejada paz é pela força de um agente externo e, se possível, neutro. Se não for assim, o resultado é a guerra, que só termina depois de muita dor e rancor. Isso vale para as gangues de rua, para palestinos e israelenses ou para evangélicos e ateus, é uma regra universal.

FONTE:
A Guerra Antes da Civilização - o Mito do Bom Selvagem - Autor: Keeley, Lawrence H. - Editora: É Realizações Ltda.

Nenhum comentário :

Postar um comentário