Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O porquê das fotos.

Você já se perguntou por que tiramos fotografias? Não falo daquelas de paisagens ou pontos turísticos, mas daquelas em que aparecem pessoas específicas, os "retratos". Tem os retratos com paisagem ou pontos turísticos no fundo. Esses são só para provar que você esteve lá (será que é preciso?). Mas a minha pergunta objetiva saber sobre os retratos só com pessoas. Aqueles que você tira em casa, sentado com a família, ou num restaurante, ou mesmo na frente do espelho, para coloca no orkutfacebookmyspace.
Por que temos a necessidade de guardar a nossa imagem ou de pessoas que conhecemos?
Será que queremos nos ver, como num espelho congelado? Aliás, a própria existência do espelho já é curiosa. Ainda hoje, boa parte da população mundial nunca viu o seu próprio rosto num espelho. Então por que temos tanta obsessão pelos retratos? Por que tiramos dezenas de fotos, com as nossas câmeras digitais e celulares, na mesma pose, com mínimas variações (como se fosse um jogo-dos-sete-erros), e guardamos TODAS no computador?
Você teria a coragem de deletar todas elas? Ok, não sejamos tão radicais. Você teria coragem de ficar só com 10% dos retratos que você tem de si mesmo? Ou de, pelo menos, jogar fora todas aquelas que você aparece ao lado de pessoas que não lembra mais o nome ou que gostaria de esquecer?
Eu sei. Também acho desafiador!

Nenhum comentário :

Postar um comentário