Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Petróleo e o efeito estufa

Depois de ler uma série de barbaridades escritas por pessoas desinformadas, achei que deveria ajudar a esclarecer um pouco. Assim decidi fazer uma série de posts sobre a gasolina e o petróleo. Procurarei ser o mais imparcial e informativo que eu puder. A minha intenção é dar subsídios a um debate saudável e isento, sem pender demais para A ou B.


Carro Efeito Estufa
Petróleo e efeito estufa
Para quem pensa que farei uma defesa acalorada do petróleo se engana. Contando uma historinha primeiro: há muitos anos tive uma estagiária que entrou num processo de seleção para entrar numa empresa fabricante de cigarros. Na entrevista em grupo o mediador fez a seguinte pergunta: “como você se sentiria em trabalhar numa empresa que produz o principal responsável pelo câncer de pulmão?”. Analogamente eu faço a pergunta: “como você se sentiria em trabalhar numa empresa cujo produto é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa?”. Por outro lado, não se pode dizer que o uso de derivados de petróleo como combustível para os veículos de transporte seja o maior responsável pelo efeito estufa como um todo.
Conforme o World Resources Institute as principais atividades geradoras de gases do efeito estufa no Mundo são:
- Geração de Eletricidade e Calor (24,9%) – aqui também entra o petróleo 
- Indústria (14,7%)
- Transporte (14,3%) – embora o petróleo seja a maior fonte, não é exclusiva
- Agricultura (13,8%)
- Mudanças no uso do solo (12,2%)
- Outros combustíveis (8,6%)
- Processos industriais (4,3%)
- Lixo (3,2%)
- Emissões de gases provenientes de equipamentos de pressão (4%)

Para o Brasil, segundo a publicação Economia & Energia e emissão de gases do efeito estufa em equivalente a CO2.
  
Emissão de Gases CO2 no Brasil
Emissões de gases do efeito estufa no Brasil
Considerando-se que a participação mundial do petróleo na geração de energia elétrica é de apenas 7%, enquanto o carvão (bem mais poluente) é responsável por 40% da geração, também não é o petróleo o maior responsável pela poluição neste quesito. No Brasil a composição da geração de energia elétrica é bem diferente como mostra o gráfico abaixo.

Energia Elétrica no Brasil
Fonte: Ministério das Minas e Energia
De qualquer forma, ainda assim os derivados de petróleo são amplamente responsáveis pela poluição provinda dos meios de transporte. Sobre biocombustíveis, é bom lembrar que, atualmente, o Brasil utiliza uma gasolina automotiva com 25% de adição de álcool anidro e um diesel com 5% de adição de biodiesel.

Combustíveis no Transporte
Fonte: O Globo - FGV
Como vemos acima, infelizmente, os derivados de petróleo ainda serão por muito tempo a principal fonte de energia para os transportes. Se você sentiu falta do hidrogênio, informo que, segundo Laurence Smith, não teremos grande representatividade dele antes de 2050.

FONTES DE PESQUISA:
http://www.ecen.com/eee85/eee85p/emissoes_gee.htm
http://oglobo.globo.com/projetos/painelfgv/mat/mat14.asp
http://carolinabrauer.wordpress.com/2011/12/02/petrobras-oferece-curso-sobre-energia-a-jornalistas-de-minas/
https://ben.epe.gov.br/downloads/resultados_pre_ben_2011.pdf
Livro: O MUNDO EM 2050 - Autor: Laurence Smith - Editora: Elsevier

Nenhum comentário :

Postar um comentário