Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Será que é Bullying? (ou, ela não gosta tanto de ir à escola)


Já passava da hora da menina de 11 anos dormir e fui até o quarto para conferir. Me deparo com ela já deitada e coberta, escrevendo em um caderno. Pedi que ela largasse o caderno e dormisse logo. Ela pediu mais um tempinho porque já estava terminando. Pouco depois ela me chama e me entrega o caderno dizendo para eu ler o texto dela, que era assim: 
Qual é a radicalidade disso? Acordar com a cara feia, o cabelo em pé, o pijama amarrotado. Você se arruma, penteia o cabelo, Põe o uniforme, mas, na verdade, quando está indo para a escola já pensando na hora de voltar. 
Você já está na porta da escola, na sua frente passa aquele seu colega que é um chato e que faz sua autoestima baixar. Você chega na sala já pensando como retrucar as ofensas do colega. 

Já existe uma rotina diária. Não tem como evitar. É assustador e a escola se torna um lugar mais parecido com uma rede social, com todos os seus grupos fechados, no qual as pessoas competem para ver que tem mais amigos ou seguidores. 

Texto sobre Bullying


Na hora fiquei com o coração apertado. Mas me segurei e elogiei o texto. Perguntei para ela quem era o menino de quem estava falando. E ela disse: “são tantos que não cabem nos dedos das mãos”. Continuei a conversa e ela contou meio constrangida que se dava bem com alguns e não se dava bem com vários outros colegas. Percebi que ela estava angustiada, mas pedi que ela tentasse dormir logo, dei um beijinho na testa e saí do quarto. Minutos mais tarde ela já estava dormindo. 
Quando eu tinha a idade dela era um dos alvos favoritos das chacotas e implicâncias dos colegas. Sempre fui muito tímido e os outros se aproveitavam disso. Foi difícil e demorado, mas superei. Isso marcou a minha vida. Naquela época não se falava em Bullying. Por outro lado, a lei do mais forte sempre valeu, mas eu não sofria só nas mãos dos meninos, algumas meninas também me incomodavam. Ainda me questiono qual é o limite do que é bullying e do que é, simplesmente, reflexo da sociedade como um todo. Acho que temos que passar por esses desafios na juventude para não cairmos na visão ingênua de que todos são bonzinhos e devem ser “irmãos”. Ainda assim temos o dever de proteger os mais fracos. Pelo menos é o que eu acredito que nos diferencia dos animais selvagens, que simplesmente tentam melhorar as suas condições de sobrevivência na natureza. 
Pela manhã ela acordou mais animada, com o pijama amarrotado. Se arrumou, penteou o cabelo e foi para a escola. Ela é uma ótima aluna, dedicada, engajada, participativa e com boas notas. Espero que possa superar essas dificuldades. Vou tentar sempre estar do seu lado. Entes dela entrar no colégio pedi autorização para publicar o texto dela e dei um beijinho desejando uma boa aula (e no fundo do coração desejando que ela tenha uma boa vida).

2 comentários :

  1. oie '-' sou yasmin amei o texto e passo algo parecido com o dela e me indentifikei mt com a parte ''sao tantos mas nao cabem no dedo da mao'' (;

    ResponderExcluir
  2. Yasmin, fiquei tocado pelo teu comentário. A minha filha já está com 12 anos, mas eu tenho certeza que ela se solidarizará contigo. Espero que o meu post tenha sido um grãozinho para ajudar a construção da tua vida. Não desista de lutar.

    ResponderExcluir