Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O trabalho dos outros

Uma coisa que aprendi nos vários empregos e funções diferentes que tive é que, SEMPRE, o trabalho dos outros parece mais simples do que é. Costumamos criticar o trabalho do colega, do fornecedor, do cliente, etc. argumentando que é “só” fazer tal coisa para que dê certo. Só que quando nos vemos tendo que realizar o mesmo tipo de tarefa ou operação pela primeira vez é comum entrarmos em pânico. A nossa falta de prática e/ou conhecimento de um ou mais aspectos específicos do trabalho alheio nos faz pensar e ter mais respeito pelo parceiro profissional. Pode ser que, com o tempo, você acabe realizando a tarefa de um modo mais eficaz do quem fazia antes, mas isso requer um aprendizado e uma adaptação.
Motoniveladora (patrola) - Fonte: Wikipédia
Da mesma forma imagino que quando julgamos o trabalho de qualquer pessoa que exerce uma profissão completamente diferente da sua, devemos ter o mínimo de respeito. Sobre este fato, me lembrei de uma história contada por um professor na faculdade. Ele já era um profissional altamente reconhecido no mercado, com ampla formação, um dos maiores especialistas na sua área no Brasil. Pois bem, ele estava numa obra de terraplenagem e não gostou do trabalho que estava sendo feito por um operador de motoniveladora (conhecida pelo público em geral como patrola). Quando ele reclamou, em público, do trabalho do operário este fez um desafio ao professor: “então o senhor me mostra como eu faço”. Pois bem, grande erro, o professor aceitou o desafio. Quando entrou na cabine da máquina, embora soubesse perfeitamente (na teoria) como a máquina funcionava (ela tem um grande número de alavancas e comandos), não conseguiu fazer nada direito. Saiu da patrola humilhado. Quando ele nos contou a história disse que foi a situação mais vexatória da vida dele.

Portanto, sempre que eu olho alguém fazendo uma coisa que eu não fiz ainda, primeiro eu vejo com respeito. Só depois eu penso se de alguma forma eu poderia fazer melhor.

Fonte:
- Motoniveladora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motoniveladora

Nenhum comentário :

Postar um comentário