Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Corrupção e Obras Públicas - "Nunca se roubou tanto..."?

Da série "Corrupção e Obras Públicas". Você pode entender como fantasia ou ficção, eu só conto o que eu vi, ouvi e vivi. Será?

Fonte: Wikipédia
O ano acho que era 1991. O Presidente era Collor de Mello que havia derrotado Lula na época em que a eleição não era em dois turnos. Estava trabalhando num megaprojeto, símbolo do Governo Federal. Lembro do meu gerente, que era bem pouco mais velho do que eu dizer: “o PT jamais ganhará uma eleição de peso se não utilizar as práticas de outros partidos. ”


Naquele momento ele estava se referindo a coligações com partidos de matizes ideológicas diferentes. Mas hoje eu penso que esse raciocínio não pode ser extrapolado para outras práticas políticas “menos ortodoxas”.

Não, nós não éramos ingênuos, ao ponto de pensar que não havia corrupção nas obras públicas. Embora não agíssemos diretamente como agentes corruptores, ouvíamos frequentemente histórias sobre o assunto. Fazia parte da nossa realidade. Era um “mal necessário”.

Hoje eu leio a notícia de que o ex-presidente Fernando Henrique (que naquela época era senador) declarou que: “nunca antes na história desse país se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa”. A dúvida que eu fico é entre a opinião de FHC ou se, finalmente, o PT assumiu as “práticas dos outros partidos” como dizia o meu gerente.

Fontes:

Nenhum comentário :

Postar um comentário