Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

O Litoral Brasileiro e a Muralha da China


Esta semana estava caminhando e passei na frente de um rádio sintonizado, em alto volume, na “Voz do Brasil”. Só pude ouvir um trecho em que alguém discursava e falava do gigantismo do Brasil e, provavelmente, de alguma dificuldade que isso acarretava. Como exemplo, ele disse alguma coisa assim: “um país que tem um litoral tão grande quanto a Muralha da China...”.
Aquela frase ecoou na minha cabeça. Por maior que seja o litoral do Brasil ele levou milhões de anos para tomar a forma atual. Por outro lado a Grande Muralha foi feita por mãos humanas e isso me pareceu muito mais impressionante.
Fui pesquisar na Wikipedia e cheguei a alguns números:
   a) Litoral Brasileiro – 7.400 km de extensão (se contarmos as reentrâncias, como baías e falésias, chega-se a 9.200 km). Já percorri de carro cerca de 4.400 km de litoral, não posso dizer que entrei em todas as praias desses trechos, mas pelo menos passei perto. Isso dá cerca de 60% do total. É muito chão, conheci lugares incríveis e sei que tem muito mais para ver.
    b) Muralha da China – 7.000 km atuais (8.850 km considerando-se os trechos já destruídos). Levou cerca de 1.600 anos para ser construída. Especialistas estimam que foram usados cerca de um milhão de trabalhadores na construção, sendo que 80% deles devem ter morrido de fome, de frio, de doenças e de acidentes durante a obra. Nunca estive nem perto da China, mas não posso deixar de admirar a obra e respeitar àqueles que trabalharam nela.

CRÉDITOS:

Nenhum comentário :

Postar um comentário