Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Melancia é uma fruta socializante.

Imagem: stock.xchng

Adoro comer frutas e consumo várias delas quase todos os dias, porém não gosto de todas. Por exemplo, nunca gostei de melancia. Eu sei, você talvez adore e acho que seja a melhor fruta que existe, mas eu acho muito indigesta. Talvez tenha ficado algum resquício de preconceito culinário infantil. Muitas crianças decidem que não gostam de alguma coisa mesmo sem ter experimentado. Eu experimentei, e não gostei, embora o fato do meu pai detestar, talvez tenha me influenciado bastante.
Acontece que há alguns dias estava conversando despretensiosamente com alguém que disse que gostava muito de melancia. Eu disse que eu não gostava, mas ficou um clima estranho no ar. Para amenizar a situação, soltei a pérola: 

"Melancia é uma fruta que não dá para comer sozinho a melancia é uma fruta 'socializante'... você sempre oferece uma fatia para outra pessoa."

A pessoa riu e o clima pesado se desfez. Ela contra-argumentou que se pode comer um pedaço de cada vez e mesmo comprar uma fatia no mercado...
Bem, a conversa seguiu por outro caminho e logo se encerrou. Mesmo assim continuou a ideia na minha cabeça. Das coisas que forçosamente temos que dividir.
Primeiro um parêntese para aqueles que não concordam que sempre temos que compartilhar uma melancia. Sei que tem gente (espero não conhecer ninguém assim), que come uma melancia inteira de uma vez só. Também sei que você pode guardar na geladeira por uns 2 dias e ir comendo aos poucos, mas isso, além da melancia perder rapidamente o sabor, é uma coisa meio egoísta.
Voltando às coisas que temos que compartilhar, por exemplo um assento de ônibus, um elevador, uma calçada, um livro de uma biblioteca pública, a sua mãe (e a minha também)... Pode até parecer absurdo comparar a minha mãe (ou a sua) com o assento de um ônibus, mas estou falando em compartilhar, dividir parte da coisa ou do direito pelo uso da coisa.
A vida está repleta de exemplos como esses. Você paga pelo ônibus e tem direito de usar o assento que está livre, mas ele não é seu, é só o direito de uso pelo tempo e trajeto que você pagou. Você tem a obrigação legal, moral e social de deixar o assento no melhor estado possível para que outra pessoa possa usufruir. Isso já é uma coisa inconsciente, mas se você concorda (pelo menos um pouco) comigo, você também entende que essa atitude é uma atitude socializante. Você está dividindo o assento do ônibus como se estivesse dando uma fatia de melancia para alguém. Se você, mesmo que por acidente, estragar o assento é o equivalente a derrubar uma das fatias no chão. Você estará privando alguém do usufruto do bem.
E a minha mãe? Bom eu tenho uma irmã e um pai que é bastante dependente da minha mãe... Para bom entendedor, já está explicado. Dividir a atenção da mãe, da esposa, do chefe, etc. também é uma atitude socializante. Se você chegou em casa com dor de cabeça e está louco para falar com a sua mãe para pedir um remédio e se depara com ela carregando a sua irmã no colo depois que ela caiu e está com o nariz sangrando cachoeiras, já sabe que tem que esperar a sua vez.
Saber dividir, compartilhar, esperar a sua vez, preservar para o uso do outro, são coisas que aprendemos a vida toda e que são mais úteis do que muito do que se aprende na escola. Eu, com certeza, ainda tenho muito que aprender dessas coisas.
Voltando à melancia, se eu gostasse delas, só compraria uma fatia, já que moro sozinho. Além disso, gosto de ficar imaginando que será a outra pessoa que está aproveitando o mesmo sabor que eu... é talvez eu já esteja aprendendo...

Um comentário :